PÉS


PÉS
Segundo o diagnóstico oriental, os pés podem nos revelar uma quantidade surpreendente de dados. A saúde de todos os principais órgãos do corpo reflete-se nos pés. A forma dos pés também reflete de modo particular a qualidade do nosso co
ntato com a terra e com os aspectos práticos da vida.
Usamos os pés para avançar na vida.
Se os pés parecem fortes, apresentando um arco bem curvado, os INTEST
INOS e os RINS provavelmente estão funcionando bem e a pessoa talvez seja dotada de uma vontade e de autodeterminação muito fortes. Ela tem aptidão para fazer muitas coisas.
Se os pés não parecem ter muita vida, apresentando talvez um arco pouco acentuado, dando a impressão de um pé chato, pode haver fraqueza nos RINS e nos INTESTINOS, e a pessoa tenderá a se mostrar muito insegura. Um excesso de alimentos YIN costuma ser uma das causas dessa fraqueza. Um Shiatsu vigoroso aplicado nos tornozelos, na sola dos pés e nos dedos dos pés ajudará a Energizar os pés e todo o corpo.Às vezes, os dedos dos pés parecem agarrar-se ao chão e há muita tensão na face superior dos mesmos. Geralmente, o Fígado e a Vesícula biliar tornam-se excessivamente YANG, devido ao consumo de muita carne, ovos, aves e sal, por isso, uma redução desses alimentos e uma dieta mais equilibrada restabelecerão a saúde desses órgãos e ajudarão os pés a se fortalecerem. O Shiatsu aplicado com o polegar ao longo dos sulcos localizados entre os ossos metatársicos, na face superior dos pés, ajudará a remover o excesso de Ki alojado nessa área, ajudando os dedos a se fortalecerem e intensificando o funcionamento do Fígado e da Vesícula biliar.
Quando os dedos dos pés se crispam, a pessoa pode ter uma visão um tanto rígida da vida e resiste às mudanças. Ela pode ser mais feliz caso consiga se esforçar no sentido de tornar-se mais flexível e compreensiva, aceitando as mudanças e as novas idéias.
Quando algumas pessoas se deitam de costas e seus pés se curvam na direção do chão, indica que a pessoa pode estar deprimida ou então ter uma percepção muito limitada de si mesma. O Shiatsu aplicado nos pés e no tórax será benéfico. Geralmente, essas pessoas consumiram muitos alimentos YIN e andam precisando de exercícios físicos regulares. Uma dieta equilibrada, com pequena quantidade de alimentos YIN extremos, ajudará a fortalecer o tórax.
Também pode ser conveniente incentivá-las a expressarem seus sentimentos e desejos interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário